Primeira publicação na Letraria: 2020
Vitor Hugo Aguilar de Souza
O que você gostaria que as pessoas soubessem sobre você enquanto autor?
Sou Ilustrador, Artista Plástico e Professor. Mestre em Arte pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e Graduado em Pedagogia e Artes Visuais. Vivo no Coração do Pantanal, onde encontro inspiração para representar em meus trabalhos artísticos o olhar, as expressões e as impressões do cotidiano, manifestadas pela fauna e flora nas atmosferas urbanas pantaneiras e além. Meu trabalho se dedica a capturar as riquezas dos detalhes encontrados nos seres que habitam nosso dia a dia, em uma busca constante pela arte de viver e se autodescobrir.
E sobre as suas obras publicadas?
Tive a oportunidade de colaborar com a Letraria na ilustração de obras como Ele: o guardião da natureza, Meu avô de uma perna só e Uma bailarina no pantanal, todas da autora Anna Lucia Almeida Dichoff, assim como nas capas dos trabalhos poéticos organizados pelo Prof. Dr. José Gomes Pereira, como O livro das palavras brincantes e Poetas por acaso. Esse foi um desafio enriquecedor e gratificante. Cada obra proporcionou uma jornada imersiva, lúdica e didática na criação das composições ilustrativas, em que pude compartilhar traços e cores para dar vida às magníficas histórias propostas pelos autores, contribuindo para a experiência estética e emocional do leitor.
Para você, ser autor é:
Para mim, ser ilustrador é uma expressão artística que vai além de simplesmente desenhar imagens. É sobre transmitir emoções, contar histórias e despertar a imaginação do espectador. Ser ilustrador é ter o poder de transformar palavras em imagens vívidas, criando um universo visual que complementa e enriquece narrativas de todas as formas. É uma jornada criativa que exige sensibilidade, técnica e paixão, em que cada traço e cor carregam o potencial de cativar e inspirar.
Caso queira, deixe uma mensagem sobre a experiência com a Letraria:
Minha experiência com a editora Letraria tem sido bastante positiva, pois, valorizam e respeitam os trabalhos ilustrativos, mantendo as composições conforme propostas e sendo atenciosos na comunicação com os autores, tanto textuais quanto ilustrativos. A equipe da Letraria tem sido receptiva a discutir ideias, o que torna o processo de colaboração gratificante e prazeroso.