Autor:
Christopher Faust
Conselho editorial:
Alexandre Rafael Garcia (PPG-CINEAV – Unespar)
Allan Oliveira (PPG-MUS – Unespar)
Amabilis de Jesus da Silva (PPG-Artes – Unespar)
Ana Paula Peters (PPG-MUS – Unespar)
André Acastro Egg (PPG-MUS – Unespar)
Artur Freitas (PPG-Artes – Unespar)
Beatriz Avila Vasconcelos (PPG-CINEAV – Unespar)
Carolina Amaral Aguiar (UEL)
Claudia Priori (PPG-CINEAV – Unespar)
Cristiane do Rocio Wosniak (PPG-CINEAV – Unespar)
Débora Opolski (PPG-CINEAV – Unespar)
Eduardo Tulio Baggio (PPG-CINEAV – Unespar)
Fabiane Freire França (PPG-SED – Unespar)
Fábio Jabur Noronha (PPG-CINEAV – Unespar)
Fábio Poletto (PPG-MUS – Unespar)
Fábio Steyer (UEPG)
Fábio Uchoa (Universidade Anhembi-Morumbi)
Felipe Ribeiro (PPG-MUS – Unespar)
Gisele Schnorr (PROF-FILO – Unespar)
José Ronaldo Fassheber (PALI – Unespar)
Juslaine de Fátima Abreu Nogueira (PPG-CINEAV – Unespar)
Luciana Paula Castilho Barone (PPG-CINEAV – Unespar)
Marcelo Carvalho (PPG-COM – UTP)
Maria Cristina Mendes (PPG-CINEAV – Unespar)
Pedro de Andrade Lima Faissol (PPG-CINEAV – Unespar)
Pedro Plaza Pinto (PPG-CINEAV – Unespar/PPG-HIS-UFPR)
Rafael Tassi Teixeira (PPG-CINEAV – Unespar)
Regiane Ribeiro (PPG-COM – UFPR)
Robson Rosseto (PPG-ARTES – Unespar)
Rosane Kaminski (PPG-CINEAV – Unespar/PPG-HIS-UFPR))
Rosemeri Rocha (PPG-Artes – Unespar)
Salete Machado Sirino (PPG-Artes – Unespar)
Sandra Fischer (PPG-CINEAV – Unespar/PPG-COM-UTP)
Solange Stecz (PPG-Artes – Unespar)
Coleção Artes do Cinema e do Vídeo:
A Coleção Artes do Cinema e do Vídeo tem como objetivo a publicação de dissertações selecionadas, produzidas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Cinema e Artes do Vídeo da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Busca-se, assim, divulgar e fortalecer a pesquisa sobre Cinema e Vídeo enquanto campos artísticos, com ênfase tanto nos processos de criação artística, quanto em teorias e discursos que se materializam nestas artes.
Coordenação editorial: Beatriz Avila Vasconcelos
“Cópia fuleira: estética VHS no cinema contemporâneo e o processo criativo do filme “Dublê de namorado”, de Christopher Faust, é fruto de sua pesquisa de mestrado orientada pelo Prof. Dr. Eduardo Tulio Baggio e defendida no Programa de Pós-Graduação em Cinema e Artes do Vídeo da Universidade Estadual do Paraná. Em um dos muitos momentos interessantes deste livro, Faust analisa 20 filmes – produzidos de 2009 a 2019 – e identifica três categorias que revelam uma intencionalidade em relação ao uso do suporte VHS. A classificação proposta ajuda na compreensão do próprio processo de criação de Faust. Isso se nota na segunda parte do livro, quando se inicia o memorial do longa-metragem Dublê de Namorado (realizado por Faust ao longo desta pesquisa). Dublê de Namorado é um longa-metragem que, embora filmado em digital, emula a estética videográfica do VHS através da incorporação de rigorosos parâmetros próprios deste suporte. Essa e outras situações deliciosas podem ser conferidas neste livro, escrito por um pesquisador apaixonado pelo cinema e pela prática da realização. Com uma linguagem objetiva e sóbria, sem qualquer idealização ou afetação na escrita, Faust partilha conosco um processo criativo repleto de lições valiosas”
(Pedro Faissol é Doutor e Mestre em Meios e Processos Audiovisuais pela ECA/USP, bacharel em Comunicação Social (Cinema) pela UFF, professor colaborador do bacharelado em Cinema e Audiovisual da Unespar e docente permanente do PPG-CINEAV/Unespar)