Autor:
Douglas Coelho
Ilustrador:
Luiz Gustavo Paulino de Almeida
Conselho editorial:
Cintia Leticia Bueno
Cintia Santos
João Paulo Xavier
Maria Eduarda Garcia Quaresma
Wallace Oliveira Modesto
As descobertas de Kito é um livro infantil paradidático destinado aos anos finais do Ensino Fundamental I. Com protagonismo negro, a obra apresenta um menino curioso e muito esperto que adora ler e estudar. Kito ganhou um livro de curiosidades sobre países que falam espanhol e ficou tão encantado com as novas descobertas que contou tudo o que havia aprendido para os seus colegas da escola. O objetivo da obra é estimular reflexões em crianças, em jovens e em adultos sobre a importância da leitura, da pluralidade da língua espanhola, da diversidade do continente africano e da valorização de espaços públicos como a biblioteca, assim como sobre o perigo dos estereótipos em relação a alguns países. Além disso, busca-se despertar o interesse das crianças para serem investigadores, para que eles possam criar autonomia nos estudos e nas pesquisas. Por isso, o texto é construído de maneira simples e objetiva, para que possa ser compreendido também por leitores de menor idade sem a intermediação de adultos. (Douglas Coelho – autor)
“Achei a obra muito potente e ao mesmo tempo leve, com possibilidades de compreendermos e aprendermos mais de um lado sobre determinadas histórias. Gostei bastante das temáticas que são exploradas no livro: compartilhamento de informação, curiosidade, importância da leitura… achei o nome do personagem muito criativo. Parabéns ao autor.” (Cintia Santos – autora do livro Minha mãe usa touca de cetim)
“A obra apresenta temática extremamente relevante e será uma ferramenta funcional e de grande utilidade no âmbito educacional. A desconstrução de estereótipos é essencial no contexto escolar e a obra, para além de apresentar um continente africano distinto do que habitualmente é descrito, auxilia na desconstrução da visão única de países hispanofalantes.” (Wallace Oliveira Modesto – membro do conselho editorial)
“Eu particularmente achei que o livro atende a sua proposta, muito legal a maneira que as informações foram colocadas no livro porque trouxe uma leveza ao assunto.” (Duda Garcia – autora dos livros Uma menina em poesia, O lago da vovó e Contarte uns contos)
2 Comentários. Deixe novo
Um assunto tão necessário narrado de maneira leve e educativa. O alerta do autor sobre a importância de se conhecer o lado bom dos países marginalizados pela grande mídia é fundamental para desconstrução de paradigmas e preconceitos enraizados na sociedade. Livros como este são indispensáveis na sala de aula. Parabéns, Douglas!!
Obrigada pelo depoimento, Olívia! 💜💜